Sindifisco trata de novos lotes de carteira funcional com DIAPE/COGEP

A reunião se deu devido ao encerramento, dia 21 de agosto, do prazo do envio pela Cogep/RFB do 4º e último lote previsto para 2018, relativo à solicitação de cédulas de identificação à Empresa Thomas Greg, a gráfica que confecciona a carteira funcional dos Auditores aposentados. Findo este prazo, a Diretoria de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional vem recebendo, desde então, ligações de filiados indagando sobre a continuação da emissão de carteiras nas Digep/Segep.

Em vista da grande procura de informações por parte de filiados, a Diretoria de Aposentadoria e Pensões esteve na Cogep/Coape para tratar da questão.

Ao final da reunião, ficou acertado, em princípio, a previsão de mais um lote, o 5º para este ano, no mês de novembro. Para 2019, seriam três lotes, nos meses de abril, agosto e novembro. O diretor Castelo Bessa ponderou que o processo de emissão de carteiras de aposentados é permanente, em face dos novos aposentados, e que precisará, apenas, de ajustes operacionais, tanto da Diape/Cogep, quanto da gráfica Thomas Greg, em cada tempo.

Em breve a Cogep/RFB deverá informar às Digep sobre a continuação do processo de emissão de carteiras, a fim de que estas possam acolher os Auditores que lá compareçam para iniciar a emissão de sua identidade funcional de aposentado.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) seguirá acompanhando atentamente a questão com a finalidade de assegurar o direito dos filiados a esse importante instrumento de identificação, direito conquistado depois de muita luta da nossa categoria.

Novos pedidos – Quem ainda não solicitou o documento basta contatar a Diretoria de Aposentadoria e Pensões, pelo e-mail: aposentados@sindifisconacional.org.br, e solicitar-lhe a remessa dos formulários do pedido e da ficha de atualização cadastral, que, após preenchidos, devem ser remetidos, digitalmente, para o referido endereço eletrônico e os originais, pelos Correios, para Diretoria de Aposentadoria e Pensões, SDS – Conjunto Baracat – 1º andar – Salas 1 a 11 – Brasília-DF – CEP 70.392-900.

Recebidos os dados, o Sindifisco os envia à Cogep/Digep (Divisão de Gestão de Pessoas), que a encaminha à unidade de gestão de pessoas da localidade do filiado solicitante. Para concluir o processo, é fundamental que o interessado compareça à Digep, localizada no 12º andar do prédio do Ministério da Fazenda em São Paulo (Av. Prestes Maia, 733), para realizar a validação dos dados pessoais, colher a impressão digital e assinar a carteira. Também é necessário levar o RG e o CPF, além de comprovante de endereço (se alterado) e uma foto 3×4 recente e em fundo branco — homens devem fotografar com paletó e gravata.

Além de aceita em todo o território nacional para acesso ao Ministério da Fazenda e às unidades da Receita Federal do Brasil, a carteira de aposentado tem validade permanente. Para os novos aposentados, é necessária a devolução da carteira de identificação funcional recebida a partir de 2011. A não devolução acarretará em impedimento na entrega da cédula de aposentado.

Jornalismo DEN