A edição ocorreu em São Paulo e capacitou os servidores para o porte e acautelamento de arma da pistola Beretta APX Full Size 9mm
O curso foi promovido entre o dia 16 e 27 de janeiro, pela Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP) e coordenado pelos Auditores-Fiscais Maria Laís do Socorro Chaves Costa, chefe da Divisão de Recursos Tecnológicos e Operacionais (Direo) e Márcio de Godoy Rodrigues, instrutor de Armamento e Tiro da Receita Federal (IAT-RFB).
O primeiro dia de Formação em Arma Curta aconteceu no prédio do Ministério da Economia, no 22° andar, enquanto os demais dias foram ministrados na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O Sindifisco São Paulo, que foi um dos patrocinadores do evento, ofereceu coffee-breaks, pois os participantes ficaram restritos ao local da formação. O curso contou com um total de 80 horas de capacitação e 38 participantes, incluindo Auditores-Fiscais e Analistas Tributários.
O objetivo era o de ensinar e habilitar os servidores para o uso do armamento institucional. Dentre os conteúdos ensinados e as habilidades adquiridas estão o uso legal e progressivo da força, reações psicofisiológicas ao estresse e fundamentos de tiro.
A cerimônia de encerramento foi realizada na sede da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da 8ª Região Fiscal (DIREP08). O índice de aprovação foi de quase 70% e a Autorização de Porte de Arma de Fogo (APAF) foi emitida pela Portaria Corep n° 59.
Os colegas aprovados receberam o certificado para portar e manusear funcionalmente uma arma de fogo, mais especificamente a pistola Beretta APX Full Size 9mm, enquanto os servidores que não atingiram as metas fixadas serão submetidos a uma nova prova de tiro, dentro de um período de até 60 dias após o término do curso.