Na data de ontem (25/02), ocorreu o Ato Público na Superintendência da 8ª RF em prol do reajuste do vencimento básico dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil. Cerca de 50 Auditores, ativos e aposentados, participaram do movimento e manifestaram as suas indignações em relação aos 90 dias de greve da categoria.
Diversos representantes de Delegacias Sindicais do Estado de São Paulo marcaram presença, dentre elas: São Paulo, Araçatuba, Campinas-Jundiaí, Grande ABC, Limeira, Marília, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Sebastião e Sorocaba.
Manifestações e protestos
Durante o Ato, foram estendidas faixas no saguão de entrada do prédio do Ministério da Fazenda, além da instalação de equipamento de som para que os colegas pudessem expressar a sua frustração/descontentamento com a falta de uma resposta concreta por parte do Governo. Um bolo com a frase “90 dias de greve” também foi apresentado em forma de protesto.
Na ocasião, o Coordenador do Comando Nacional de Mobilização, Auditor-Fiscal Marcus Dantas, abordou o comportamento do Governo Federal diante do não cumprimento do acordo. “Não podemos continuar sendo tratados como se nosso cargo fosse secundário. Estamos diante de um descumprimento de acordos firmados e de uma indiferença do governo com as legítimas reivindicações da categoria”, afirmou.
Marcus também comentou sobre o efeito da paralisação das atividades na Receita Federal: “os processos estão paralisados, as análises de crédito tributário estão interrompidas e isso tem um impacto direto na arrecadação do Estado, o que compromete a execução de políticas fiscais essenciais para o funcionamento da sociedade brasileira”, disse.
O Coordenador do CNM ainda enfatizou a necessidade de união entre os Auditores-Fiscais para que os pleitos da categoria sejam atendidos: “a nossa luta é pela dignidade e pela valorização do nosso cargo. A única forma de conseguirmos que o Governo cumpra com os acordos firmados é através da união de todos, afirmou, pedindo a adesão de demais colegas que ainda não aderiram à greve.
Já a Vice-Presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e Diretora de Comunicação Social da DS São Paulo, Auditora-Fiscal Nely Maria Pereira de Jesus, destacou o movimento forte da categoria, mas enfatizou que é necessário a adoção de novas estratégias. “Ainda não tivemos nenhuma conquista com o nosso movimento. As Autoridades parecem não perceber o impacto real da nossa greve”, explanou.
Além disso, a Auditora abordou o desgaste e a falta de tolerância da categoria: “precisamos de uma resposta o mais rápido possível. Estamos vivendo um momento importante, porém muito delicado com os colegas expostos nas fronteiras. O movimento precisa de mais engajamento”, concluiu.
Reunião com a Superintendência
Após a manifestação dos participantes, a Superintendente da 8ª RF, Auditora-Fiscal Márcia Cecília Meng, e o Superintendente Adjunto, Auditor-Fiscal Vicente Battista Jr, reuniram-se com todos os Auditores presentes no Ato Público no saguão da Superintendência e ouviram as reivindicações dos colegas.
Os representantes discutiram os impactos da paralisação e cobraram avanços concretos no diálogo com o Ministério da Fazenda. A Superintendente reconheceu a legitimidade das reivindicações e destacou o papel da Administração como mediadora do processo: “o movimento é legítimo e a administração tem buscado caminhos para uma solução”.
Segundo a Auditora-Fiscal, são enviados constantemente relatórios ao Secretário Barreirinhas, que demonstram as dificuldades enfrentadas pelos servidores e pela Receita Federal. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para sensibilizar as autoridades e buscar um desfecho positivo para a categoria”, finalizou.
Pela DS São Paulo também compareceram ao Ato Público os seguintes Auditores-Fiscais: Renato Albano Júnior (1º Diretor-Adjunto de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional e Diretor de Assuntos Jurídicos da DS/SP), Patrícia Fiore Cabral (Diretora-Adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional e Diretora de Assuntos Parlamentares e Relações Intersindicais da DS/SP), Aníbal Rivani Moura e Roberto Toshiro Kasai (respectivamente Diretor e Diretor-adjunto de Administração e Finanças da DS/SP).
Confira as fotos do ato abaixo: