Conselho Consultivo discute cenário político no Brasil

Os presentes debateram sobre o atual cenário político e expuseram as propostas dos candidatos à presidência da República. Entre os assuntos mencionados, a valorização do aposentado e pensionista foi destaque. Para o grupo, a previdência e aposentadoria não podem ser vistas como gasto, e sim como investimento.

Na ocasião, os presentes reforçaram a importância da participação dos aposentados em atividades sindicais. Em São Paulo, por exemplo, o número de aposentados ultrapassa mil pessoas. Porém, é baixa a presença deles em reuniões e eventos da Classe.

No entanto, serão produzidos artigos para auxilio dos leitores do boletim Aposentado Sempre Ativo e a divulgação do material em outros canais da DS/São Paulo, a fim de aumentar o engajamento dos aposentados em assuntos pertinentes à Classe. E, para acompanhar processos e esclarecer dúvidas de pensionistas em relação às questões legais e judiciárias, o Conselho Consultivo tem a intenção de divulgar a Cartilha do Aposentado, Pensionista e Familiares, desenvolvida pela DEN e com colaboração do Auditor Fiscal aposentado Lauro Yamashita. A cartilha pretende orientar os familiares e dependentes de Auditores Fiscais.

Ainda foi apresentado o trailer da série Anne da Netflix, baseada no livro Anne de Green Gables, da autora canadense Lucy Montgomery, que será a primeira obra discutida nos clubes de filmes e leitura da DS/São Paulo. A finalidade dos clubes é aproximar os aposentados, reforçar a interação entre os colegas, além de atrair a presença dos Auditores Fiscais nas atividades da DS/São Paulo. “O cinema é de um aprendizado enorme, mas a leitura também é muito importante”, afirmou diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Auditor fiscal aposentado Fadel Hollo.

Com foco em ampliar o conhecimento nos debates sobre questões políticas, econômicas e sociais do país, foi deliberado durante a reunião a criação de um Grupo de Estudos com representantes do Conselho Consultivo em parceria com ativos para abordar e desenvolver estudos com propostas de solução para temas da categoria e da sociedade.

A reunião contou com a presença de 20 colegas. Além de Fadel, representando a DS/São Paulo estavam presentes o 2º vice-presidente, Auditor Fiscal aposentado, José Caetano dos Santos, e as Auditoras Fiscais aposentadas secretária-adjunta, Ana Maria Tomaselli, e a diretora do Plano de Saúde, Ana Lúcia Zacharias. O encontro do Conselho Consultivo acontece na segunda quinta-feira do mês, às 10h30, no Auditório da DS/São Paulo.