Delegacias Sindicais de São Paulo e Brasília realizam seminário sobre a Importância da RFB no Equilíbrio das Contas Públicas

Evento ocorreu no dia 29 de agosto e contou com a presença do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes

Na última quinta-feira (29/08), as Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional de São Paulo e Brasília realizaram o Seminário: “A Importância da Receita Federal do Brasil no Equilíbrio das Contas Públicas”, na sede da DS São Paulo, no Auditório Senador Major Olimpio, contando com mais de 130 participantes (entre presenciais e online) de diversas regiões do Brasil.

Clique aqui e confira o seminário na íntegra

A mesa diretora do seminário foi composta pelo Auditor-Fiscal Paulo Rogério Oshiro, Presidente da DS São Paulo e pelo Auditor-Fiscal George Alex Lima de Souza, Presidente da Delegacia Sindical de Brasília, além, claro, do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes.

O Seminário teve o objetivo de proporcionar o debate e a discussão com a categoria sobre um assunto de suma importância para os Auditores-Fiscais: o equilíbrio das contas públicas e o respeito constitucional aos regimes previdenciários dos servidores públicos.

Na abertura do evento, Paulo Oshiro cumprimentou e agradeceu a presença do ex-ministro Ciro Gomes e relembrou os anos de luta e mobilização da categoria para regulamentação da Lei 13.464/17: “ficamos sem essa regulamentação, sem definir o valor exato do nosso bônus e recebemos um valor fixo de três mil reais. Não era esse nosso acordo. Autoridades públicas que são responsáveis pelas finanças do país foram desrespeitadas”, enfatizou.

Paulo também comentou sobre a valorização do cargo, do órgão e da remuneração dos Auditores-Fiscais. “Não temos a mesa de negociação aberta pelo MGI para ajustarmos o Vencimento Básico, enquanto os colegas da AGU têm a mesa aberta e estão negociando. O Governo diz que já fomos atendidos por causa de uma Lei de 2017. É um absurdo o que está acontecendo”, disse.

O Auditor-Fiscal George Alex Lima de Souza tratou diretamente sobre o tema da importância da RFB no equilíbrio das contas públicas. “Quando a gente fala de eficiência das contas públicas, estamos falando sobre eficiência do trabalho dos Auditores-Fiscais da Administração Tributária. A gente precisa reverter esse Brasil que a gente tem”, explicou.

Além disso, o Presidente da DS Brasília retratou sobre a importância que vem sendo dada à administração tributária federal: “em 2023 tivemos três bilhões de reais no orçamento da Receita Federal, que é um valor menor que de 2013. É um absurdo. Neste cenário de mudança do sistema tributário isso é dramático”, completou.

Participação do ex-ministro Ciro Gomes

Ciro Gomes se impressionou com os problemas enfrentados pelos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil e disse estar indignado com os vídeos da série de reportagem televisiva que foram veiculadas no Jornal da Band e retransmitidas no seminário em relação a situação caótica das aduanas brasileiras, que tem enfraquecido e causado problemas significativos na Receita Federal.

O ex-ministro se dispôs a ser interlocutor da categoria junto aos parlamentares. “Na conclusão eu posso ser direto e claro. Contem comigo para aquilo que estiver ao meu alcance para verbalizar o que é justo, é bom e importante para o Brasil”, explanou.

Cobertura da mídia

A TV Bandeirantes esteve presente e fez a cobertura do evento. Rodrigo Hidalgo, o jornalista responsável pela série de reportagem televisiva, também marcou presença no seminário. Confira a reportagem da Band (clique aqui).

PROEDUC

O evento foi devidamente cadastrado no Programa de Educação Corporativa (PROEDUC).

Após o seminário

No período da tarde, a Diretoria da DS São Paulo promoveu 10 minutos de fala para cada candidato à presidência da Diretoria Executiva Nacional: George Lima de Souza, da chapa 1 – Novo Rumo; Dão Real Pereira dos Santos, da chapa 2 – Resgate do Cargo; e Rose Ane Augusto Mariano, da chapa 3 – Paridade Efetiva e Valorização.

Na sequência, o Auditor-Fiscal Esio Marcos de Souza explanou sobre os regimes previdenciários.

Confira os vídeos a seguir:

A Diretoria da DS São Paulo agradece a presença do ex-ministro Ciro Gomes e de todos os Auditores-Fiscais que participaram do evento.

Confira abaixo as fotos do evento:

DIRETORIA DS SÃO PAULO