Direção Nacional disponibiliza certificado digital para aposentados

Já está disponível, no Portal de Serviços do Sindifisco Nacional, a plataforma de solicitação do certificado digital para que os Auditores-Fiscais aposentados possam participar das eleições de 2024, pela internet.

O processo de emissão do certificado digital será realizado com a empresa Certisign e seguirá os protocolos de segurança e confiabilidade estabelecidos pelo ICP-Brasil. Os dados dos filiados e das filiadas não serão utilizados para finalidades alheias a esse processo. A iniciativa tem o objetivo de garantir aos aposentados a participação democrática no processo eleitoral nas mesmas condições dos filiados ativos. O prazo para solicitação do certificado se encerra no dia 26 de agosto.

Caso o Auditor aposentado já tenha um certificado digital e-CPF válido, conforme consta no art. 107, inciso 5º do Estatuto do Sindifisco e no art. 12 do Regulamento das Eleições, não é necessário emitir outro, já que este certificado poderá ser utilizado.

Para solicitar o certificado digital, o filiado deve entrar no Portal de Serviços, clicar no banner “Solicitação de Certificado Digital”, confirmar que está de acordo e clicar em “Próximo”. Na sequência, deve preencher os dados pessoais e clicar no botão “Solicitar certificado”. A próxima tela confirma a solicitação do certificado e disponibiliza o botão: “Clique aqui para iniciar seu agendamento”, redirecionando o filiado para o site da empresa certificadora. Confira aqui o documento com o passo a passo de todas as etapas do processo.

O agendamento é essencial para efetivar a certificação. Caso o filiado encontre alguma dificuldade, pode retornar ao Portal de Serviços para obter todas as informações do pedido ou verificar no próprio e-mail o passo a passo. O filiado tem total responsabilidade na emissão de seu certificado. A empresa certificadora fornecerá as orientações acerca da emissão, uso do certificado digital e suporte técnico especializado, conforme os canais de atendimento disponibilizados abaixo:

Central Telefônica:

Horário: 9h às 18h (BRT) (Exceto feriados nacionais)

Whatsapp: (11) 99568 4423

Notícia produzida pela DEN