Denúncia do presidente da Unafisco Nacional, Auditor Fiscal Kleber Cabral, em entrevista para o jornal El País abre debate para enfrentar os problemas de monitoramento sobre os Auditores Fiscais.

A matéria divulgou a existência de um sistema criado pela RFB que alerta os Delegados, Superintendentes e, por vezes, o gabinete do Secretário, quando um Auditor Fiscal acessa dados de algum dos nomes da lista de pessoas politicamente expostas (PPE). O acobertamento de CPFs e CNPJs de contribuintes que aderiram à Lei de Repatriação e da própria lista PPE abre brechas para o cometimento de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em reação à citada entrevista, o Secretário da RFB enviou um ofício dirigido ao presidente da Unafisco Nacional, Kleber Cabral, com conteúdo típico de uma interpelação. Na semana seguinte, Cabral recebeu um comunicado de instauração de Processo de Apuração Ética, sob a alegação de ter havido afronta a lealdade à instituição, bem como desrespeito à imagem da RFB e à reputação de seus agentes.

"Não vamos recuar. Continuaremos com altivez e severidade, fazendo o enfrentamento. A discussão que veio à tona pode ser interpretada como uma recomendação para aprofundarmos os estudos. Não há razão para a Receita fazer monitoramento indiscriminado do auditor, e não de quem comete irregularidade”, declarou Cabral em entrevista.

A DS/São Paulo se solidariza com o presidente Klebler Cabral e reitera a importância na atuação da Unafisco Nacional em prol do reconhecimento da importância do Auditor Fiscal e da Receita Federal para a sociedade e para o Estado brasileiro.

Confira o texto completo no site da Unafisco Nacional.

Em manifestação a favor do presidente da Unafisco Nacional, Kleber Cabral, Auditores Fiscais criaram abaixo assinado. Para apoiar, acesse o link

Last modified on Sexta, 23 Junho 2017